quinta-feira, 28 de maio de 2009

PRIMEIRA VITÓRIA

Foi aprovado na Comissão de Trabalho da Câmara Federal o PL3734/08 que define o salário do médico para a iniciativa privada de R$ 7.000,00 por 20 horas e com atualização anual pelo INPC. Foi uma vitória inicial importante em uma longa caminhada. Aprovado por unanimidade na comissão, o projeto irá agora para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Cãmara Federal. Vamos permanecer atentos e enviar e-mails para os componentes da comissão demonstrando a necessidade e a nossa confiança na aprovação do projeto.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

A falta de médicos em postos de saúde é multifatorial.Colocaria dois fatores como prepoderantes:Os baixos salários pagos pela prefeitura e a insegurança reinante na periferia.Raciocinemos com baixo Q.I.: irei trabalhar em um local onde a possibilidade de sofrer um assalto à mão armada é grande , arriscando a minha vida por um salário baixo?Existem muitas oportunidades na saúde privada, pagando melhor que o setor público e com segurança.É notória a dificuldade que os hospitais da rede privada possuem de completar as escalas de plantão por falta de médicos.Este fato eleva os valores a serem pagos aos profissinais.É a velha lei do mercado.Com isso, o serviço público vai ficando cada vez mais vazio.Acrescente-se a isso as formas de contratação:REDA, PJ, cooperativas e outras menos votadas. Nada de CLT.
Está na hora de revisão de conceitos.O antigo pode ser novo. Depende da roupagem.

NOVOS HOSPITAIS URGENTE!

Tenho acompanhado a peleja entre a Prefeitura de Salvador e o Governo da Bahia sobre a questão do atendimento em saúde na nossa capital.Sempre o jogo de empurra e a culpabilidade do outro.Ambas tem razão como também têm responsabilidade.A cidade de Salvador não é mais a mesma de 30 anos atrás.Digo isso porque o Hospital Geral Roberto Santos(HGRS) celebra esta idade este ano e é o último grande investimento em atendimento terciário em saúde realizado para a população SUS.O HGRS é maior que muitas cidades do interior, em termos populacionais e é um grande hospital-escola, abrigando alunos da graduação e residencias em todas as áreas da saúde.Grande exemplo para todos os outros.Possui problemas como também imensas qualidades.
A saúde necessita de vários HGRS em Salvador e região metropolitana.Onde está o Hospital Menandro de Farias deveria ter um do porte do HGRS.Da mesma forma o João Batista Caribé.
Alíás, o chamado subúrbio ferroviário necessita de dois hospitais deste porte pelo tamanho da população e suas carencias.O Hospital Ernesto Simões deveria ser ampliado e o Eládio Lasserre ser melhor tratado.
Está na hora dos poderes públicos deixarem a política e interesses pessoais de lado e trabalharem juntos para os seus patrões,ou seja o povo.

sábado, 16 de maio de 2009

SOMENTE NÓS PODEMOS NOS SALVAR

Como adiantamos neste blog a "privatização " do Hospital São Jorge mascarada pelo eufemismo de administração por organização social estava certa.Mantivemos contato com o presidente do Sindimed, Dr.José Carlos Caires e este mais uma vez mobilizou a comunidade médica do hospital para pressionar a Sesab a rever a posição.Parece que a coisa está mudando conforme informação publicada no jornal ATARDE.Vamos aguardar e manter a pressão através das entidades médicas.

segunda-feira, 11 de maio de 2009

CUIDADOS INTENSIVOS

Realmente a crise que estava rondando alguns hospitais em Salvador,com o agravamento do momento financeiro se abateu de vez sobre dois deles.Em um , não há o serviço de Pediatria contudo os colegas médicos de outras especialidades sofrem com atraso de salários e mantem contínua desconfiança sobre o destino da instituição.
Em outro,cuja crise já estava anunciada há algum tempo,vários serviços foram fechados.A emergencia de Pediatria,a UTI pediátrica , o ambulatório e a enfermaria encerraram as atividades sem ter data para a retomada.A UTI Neonatal fechou no primeiro momento e já foi reaberta.Pesa sobre este hospital a falta de credibilidade.Apesar de assinar a carteira de trabalho,não recolhia os direitos trabalhistas.
Por baixo temos aí cerca de quarenta vagas de pediatras encerradas com o fechamento destes serviços.Sinceramente,com a falta de credibilidade dos médicos no hospital creio ser difícil o seu pleno retorno à normalidade a não ser que seja assumido por outros gestores.A questão alí é de filosofia de trabalho e de relacionamento.
Outros hospitais passam por processos de transformação preparando-se para possíveis momentos difíceis segundo eles. Também nós devemos nos preparar pois a estrada é longa e pedregosa.

quinta-feira, 7 de maio de 2009

SALVE-SE QUEM PUDER

Chegam-me notícias acerca da transferencia do Hospital São Jorge da Sesab para a OSID(Hospital Santo Antonio).Mais um hospital que passa para as ditas "Organizações sociais".Soube também que os profissionais médicos , lotados no hospital, foram informados que deverão se transferir para outras unidades pois não serão aproveitados pelo novo comando.A rede própria da SESAB está diminuindo, traduzindo-se em transferencia da responsabilidade pela saude da população para entidades não públicas.Devemos estar atentos para as consequencias em nossos colegas médicos,principalmente pediatras.Muitos já trabalhando há alguns anos no local agora deverão "escolher" onde irão trabalhar.Salve-se quem puder!
Conclamo o Sindimed, a ABM e o CREMEB à luta para que o Governo pratique o que promete:a desprecarização do trabalho médico, condições dignas e melhor remuneração.