terça-feira, 23 de junho de 2009

OS HOSPITAIS E NÓS II

A crise afeta os hospitais baianos. Atraso no pagamento das faturas por parte dos planos de saúde estão fazendo com que os profissionais de saúde recebam os seus honorários com muito atraso em alguns hospitais. A coisa não está para brincadeira. Os hospitais devem ter cuidado com alguns planos de saúde.Circulam pela cidade notícias sobre crise em um deles, que se considera uma cooperativa, o que poderá levar a calote em breve futuro.
Acredito que a associação de hospitais e o Sindimed devem caminhar mais próximos em determinadas questões pois existem interesses comuns em alguns pontos. Assim poderia se fazer uma luta conjunta o que aumentaria a força de pressão.Fica a sugestão.

terça-feira, 16 de junho de 2009

OS HOSPITAIS E NÓS

Hoje, dia 16 de junho de 2009, representantes de hospitais privados da Bahia estiveram no Congresso Nacional, em Brasília, para mostrar aos senhores parlamentares a situação grave que vive os hospitais baianos. Não estamos falando aqui do SUS e sim dos privados.Tabelas de pagamento por parte dos planos de saúde totalmente defasadas e elevação dos custos hospitalares estão tornando os nossos hospitais inviáveis. Isso reflete em nós, classe médica, pois afeta o nosso local de trabalho. Os problemas que maltratam os médicos também atinge os hospitais.Tudo está interligado.Os sindicatos,médicos e dos estabelecimentos hospitalares, devem unir forças para termos maior poder de pressão. A submissão de hospitais a determinados planos de saúde hegemonicos beira a escravidão. Não conhecemos,ou não desejamos conhecer, a nossa real força quando unidos.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

AGENDA DE LUTA E VALORIZAÇÃO

Recebo comunicado do laboratório Abott sobre campanha institucional conjunta com a Sociedade Brasileira de Pediatria(SBP) para a valorização do Pediatra. Com o lema "Doutor Pediatra, de criança é ele que entende" a campanha demonstra a importancia de ter um pediatra de referencia para a criança e a família. Nós que trabalhamos nesta área, vemos quantas crianças estão desgarradas de um Pediatra de consultório que o acompanhe durante todo o seu crescimento e desenvolvimento.
Também devemos ressaltar a importancia que a SBP dá à valorização do Pediatra.Esta luta e as demais relacionadas à defesa profissional é a grande agenda das associações de Pediatria, aqui incluída a SOBAPE. O futuro e a permanencia delas passa por cumprir a agenda. Estamos na luta.