quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Assim caminha a Pediatria!

Conversei com colega de Vitória da Conquista no dia 26 de agosto de 2009 e ele me fala que os pediatras que fazem consultórios naquela cidade se organizam para reivindicar da Unimed local a elevação do valor da consulta médica. Atualmente a cooperativa que se diz "feita por médicos " paga R$ 25,00(isso mesmo, acredite se puder!!) por consulta pediátrica.
Os consultórios estão lotados, o trabalho é grande, o stress e o desgate físico e mental dos colegas, demasiado. O que acontece lá é o que ocorre em todos os consultórios que atendem por planos de saúde atualmente. Como muitos pediatras não atendem mais por convenios, os que atendem são sobrecarregados e , no final das contas, atendem mais e ganham menos do que aqueles que atendem somente pacientes particulares.
As Unimeds , em geral, pagam menos que outros planos de saúde que não são feitos por médicos.
Está na hora de começarmos a reagir a esta situação.
Particularmente, EU, Fernando, sou a favor da retirada da consulta de todas as tabelas de AMB, CBHPM e outras do genero. As consultas devem ser um acordo PARTICULAR entre as duas partes interessadas: o médico e o paciente.
Os planos de saúde devem ser reservados para a parte mais salgada da saúde, a área hospitalar.
Como em Vitória da Conquista existem apenas 7 pediatras que trabalham em consultório será mais fácil articular o movimento.
Dar um prazo à Unimed e ser firme na proposição de cumprir o estabelecido entre os sete. Este é o caminho para alcançar os objetivos.
A Pediatria caminha a passos largos para abolir o atendimento por planos de saúde. Somente dessa forma teremos mais pediatras fazendo consultório. Eu acredito!

domingo, 16 de agosto de 2009

PERDAS E GANHOS

Notícias divulgando o fechamento de serviços de emergencia em Pediatria são frequentes no Brasil. Aqui na Bahia recentemente tivemos dois casos que nos deixaram seriamente preocupados pois eram grandes e importantes. O primeiro a comentarmos é o fechamento da Pediatria como um todo do Hospital Salvador. Ali foram fechadas a UTI pediátrica, a UTI neonatal (logo após reaberta), o internamento, os consultórios e a emergencia pediátricas. Cerca de 30 profissionais médicos pediatras perderam seus postos de trabalho em virtude deste fechamento. O Hospital Salvador passa por uma grave crise de credibilidade e, creio , somente a mudança de direção e/ou de proprietário poderá resgatar o hospital e faze-lo funcionar em sua plenitude.
O outro serviço foi o do Hospital Evangélico. Fechamento por diversas vezes anunciada e concretizada agora.
Por outro lado, vejo com otimismo a abertura da SOBABY em anexo do Hospital Martagão Gesteira. Experiencia profissional e empresarial já testada e aprovada em Feira de Santana, a SOBABY vem para Salvador disposta a transformar as relações entre a empresa e os médicos.
Também é importante a sua presença no H. Martagão Gesteira por ocupar um espaço tradicional e estratégico da Pediatria baiana e que ultimamente estava esquecido .
No interior do estado estamos esperançosos na construção do Hospital da Criança em Feira de Santana. Projeto pioneiro na Pediatria da Bahia onde teremos uma estrutura criada para a criança e o adolescente e gerará dezenas de postos de trabalho para os pediatras. Resta ao Estado ter a sensibilidade de valorizar os seus profissionais de saúde para que estes tenham estímulo suficiente para trabalhar no hospital.
Entre perdas e ganhos estamos em vantagem.