quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

NOVO TEMPO SEMPRE SE INAUGURA A CADA INSTANTE QUE VOCE VIVER.

Nos despedimos de 2009 com a certeza de que iniciamos um caminho longo, espinhoso e , esperamos , gratificante. Aqui colocamos as nossas idéias e ações em prol da defesa profissional em Pediatria. Não é fácil. A participação é pequena, o interesse é pouco e as solicitações por resultados positivos, imensas. Faz-se necessária uma maior participação da classe pediátrica nas lutas de temas de seu interesse. Sem isto, nada conseguiremos. Apenas manifestações e lutas isoladas que não terão sucesso.
2010 chega com novos projetos. Serei Diretor de Defesa Profissional da SOBAPE. Assumirei este compromisso com a nossa classe. Espero a participação de muitos colegas para traçarmos um caminho de vitória.
Um abraço a todos e o desejo de um FELIZ ANO NOVO.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

EM DEFESA DA CONSULTA PEDIÁTRICA

Em recente assembléia de médicos realizada na sede da Associação Bahiana de Medicina e que foi convocada pelas tres grandes instituições médicas de nosso estado, além da ABM, o SINDIMED e o CREMEB, foram discutidas questões relacionadas à remuneração da consulta médica paga pela chamada Saúde Suplementar ou planos de saúde. Vendo que mais uma vez se discutia valores ínfimos como a oferta de reajuste da consulta pelo Grupo Unidas de R$ 42,00 para R$ 45,00( após várias rodadas de negociações) pedi a palavra e também mais uma vez soltei o verbo. Disse que novamente estávamos ali para discutirmos ofertas de migalhas. Que deveríamos discutir soluções definitivas e não estes reajustes que só fazem humilhar mais ainda a classe médica.
Assim, coloquei a minha proposta de retirar o ítem Consulta médica de toda tabela de honorários. Entendendo a consulta como o momento ímpar da relação médico-paciente, não deve haver intermediários entre eles. É uma relação particular, que só diz respeito aos dois. Não podemos mais admitir a interferencia de intermediários nesta relação.
Saindo a consulta de toda e qualquer Tabela de Honorários inclusive da CBHPM, o profissional médico estabelece o valor que acredita merecer o seu trabalho. Se exorbitante ou não, o paciente regulará esta questão.
Está provado que os pediatras que deixaram de atender por planos de saúde possuem praticamente a mesma clientela, regula o número de atendimentos/dia e possui melhor qualidade de atendimento e de vida, com melhor remuneração.
Estamos avançando na conscientização de pediatras mais tradicionais e dos mais novos no sentido de não atenderem mais por planos de saúde.
Tenho certeza que esta vitória está próxima.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

UM NOVO PROJETO PARA A PEDIATRIA

Cada vez mais concluo que somente um projeto específico para a Pediatria poderá colocar a nossa especialidade mais atrativa. E nessa atração coloco os estudantes de graduação e os hospitais.
Creio que dentro das iniquidades da saúde no Brasil onde devemos tratar de forma desigual os desiguais, as especialidades eminentemente clínicas devem ter " privilégios " para que se fortaleçam e possam prestar os serviços à população. Não se trata apenas de reserva de mercado e outras baboseiras que sempre surjem quando reivindicam-se melhorias. São idéias que devem ser transformadas em projetos de lei para realavancar a nossa especialidade.
É notório o fechamento de serviços de Pediatria. Alegam os gestores que a especialidade não dá lucro ao contrário, dá prejuízo. Além disso, a nova alegação é que está difícil encontrar pediatras e muitos não desejam mais trabalhar em emergencias e PAs em fins de semana o que acarreta dificuldade de fechamento de escalas . Essa é a conversa. Claro que muitas das dificuldades em encontrar pediatras para trabalhar estão ligadas à precarização das relações trabalhistas . Os colegas não estão dispostos a trabalharem por valores vis e em locais inseguros e sem as mínimas condições técnicas para tal.
Também reconheçamos que muitos serviços de Pediatria, por não gerarem procedimentos de alto custo , dão prejuízos aos gestores ou apenas se pagam. A Pediatria possui uma função social e os serviços devem existir para exercê-la.
Assim, coloco em discussão a proposta de bonificação a hospitais não filantrópicos que possuam serviços de Pediatria. Pode ser na forma de isenção fiscal ou outras maneiras. Sugiro à Sociedade Brasileira de Pediatria que discutamos entre os colegas e associações de hospitais e estude junto à sua base parlamentar esta possibilidade .
Devemos estudar novas veredas para a Pediatria . Vamos em frente.