quinta-feira, 30 de julho de 2009

HABEAS-CORPUS PREVENTIVO

Fico estupefato com a notícia estampada em vários noticiários a respeito da detenção de uma colega médica no Rio de Janeiro. Ao não cumprir uma determinação judicial que a obrigava a aceitar uma paciente em uma UTI foi presa por ordem do juiz. Ela não cumpriu simplesmente por não ter onde colocar a paciente!Vejam a situação:segundo a notícia a paciente estava em hospital privado e por questões com o plano de saúde deveria ser transferida para hospital público.Como não havia vaga em local algum da rede pública a família obteve liminar para obrigar a algum hospital a internar a paciente. Ou seja, o problema que começou com o plano de saúde termina com a colega na delegacia.As pessoas leigas acreditam que os hospitais públicos negam a vaga por não desejar receber o paciente. É o pensamento comum. Não sabem que os leitos em UTI são muito poucos para a demanda cada vez mais crescente. A população deve tomar consciencia que a pressão deve ser exercida na outra ponta, ou seja das autoridades e parlamentares que decidem estas pendencias.Faltam hospitais e leitos em UTIs apesar de termos tido um pequeno aumento do número de leitos nos últimos 8 anos.
Por outro lado, é notória a falta de respeito em relação ao profissional médico.Solicito ao CFM que se pronuncie nesta questão e sugiro a solicitação por parte do Sindimed , de Habeas-Corpus preventivo para todos os colegas médicos da Bahia que trabalham em emergencias e UTIs pois, não duvidem , estas coisas chegarão muito em breve à Bahia.

domingo, 19 de julho de 2009

FÉRIAS

Comunico que estou de férias neste mes de julho e porisso náo há postagem por esses dias. Acompanho o movimento dos colegas pediatras de Brasília e me alegro pois vejo que a nossa pregaçáo está dando certo. Há algum tempo iniciamos na Bahia discussóes a respeito do atendimento em consultórios e a sua forma de remuneraçáo através dos planos de saúde.Fizemos vários editoriais que publicamos no SOBAPE NOTÍCIAS , em todas as falas como presidente da SOBAPE já comunicávamos da "Revoluçáo Silenciosa" que ocorria na Bahia com os pediatras abandonando os planos de saúde e atendendo consultas particulares e discursamos várias vezes no Conselho Superior da SBP sobre esta questáo.Os frutos estáo maduros e está na hora de colhe-los.
Vamos em frente.

quinta-feira, 2 de julho de 2009

SUSPENSÁO DE ATENDIMENTO POR CONVENIOS

Enfim as coisas começam a caminhar. Os pediatras de Brasília ameaçam suspender os atendimentos em consultório se náo ocorrer reajuste de valores das consultas por parte das operadoras de planos de saúde. Esta questáo já vínhamos a advogar há muito tempo, a SOBAPE e eu . Entendemos que a relaçáo médico-paciente deve ser particular, interessa apenas aos dois e náo deve haver intermediários. A SOBAPE inclusive já lançou esta proposta no Conselho Superior da SBP para que as filiadas de todo o Brasil estudem como apresentar aos seus associados.
A filiada do DF sai na frente capitaneando o movimento e que deve se espalhar por todo o Brasil e por todas as especialidades médicas, náo só a Pediatria. Continuamos na luta.