domingo, 16 de agosto de 2009

PERDAS E GANHOS

Notícias divulgando o fechamento de serviços de emergencia em Pediatria são frequentes no Brasil. Aqui na Bahia recentemente tivemos dois casos que nos deixaram seriamente preocupados pois eram grandes e importantes. O primeiro a comentarmos é o fechamento da Pediatria como um todo do Hospital Salvador. Ali foram fechadas a UTI pediátrica, a UTI neonatal (logo após reaberta), o internamento, os consultórios e a emergencia pediátricas. Cerca de 30 profissionais médicos pediatras perderam seus postos de trabalho em virtude deste fechamento. O Hospital Salvador passa por uma grave crise de credibilidade e, creio , somente a mudança de direção e/ou de proprietário poderá resgatar o hospital e faze-lo funcionar em sua plenitude.
O outro serviço foi o do Hospital Evangélico. Fechamento por diversas vezes anunciada e concretizada agora.
Por outro lado, vejo com otimismo a abertura da SOBABY em anexo do Hospital Martagão Gesteira. Experiencia profissional e empresarial já testada e aprovada em Feira de Santana, a SOBABY vem para Salvador disposta a transformar as relações entre a empresa e os médicos.
Também é importante a sua presença no H. Martagão Gesteira por ocupar um espaço tradicional e estratégico da Pediatria baiana e que ultimamente estava esquecido .
No interior do estado estamos esperançosos na construção do Hospital da Criança em Feira de Santana. Projeto pioneiro na Pediatria da Bahia onde teremos uma estrutura criada para a criança e o adolescente e gerará dezenas de postos de trabalho para os pediatras. Resta ao Estado ter a sensibilidade de valorizar os seus profissionais de saúde para que estes tenham estímulo suficiente para trabalhar no hospital.
Entre perdas e ganhos estamos em vantagem.

2 comentários:

  1. Apenas para infomar que a UTI Neonatal do H. Salvdor fechou novamente, sem previsão de reabertura.

    ResponderExcluir
  2. Visitei as instalações da mais jovem UTI neonatal de Salvador e me encantei. A maternidade do Hospital Português dispõe hoje de uma UTI neonatal com padrões tecnológicos e de infraestrutura de excelente qualidade. Ponto para a vantagem.

    ResponderExcluir