segunda-feira, 11 de maio de 2009

CUIDADOS INTENSIVOS

Realmente a crise que estava rondando alguns hospitais em Salvador,com o agravamento do momento financeiro se abateu de vez sobre dois deles.Em um , não há o serviço de Pediatria contudo os colegas médicos de outras especialidades sofrem com atraso de salários e mantem contínua desconfiança sobre o destino da instituição.
Em outro,cuja crise já estava anunciada há algum tempo,vários serviços foram fechados.A emergencia de Pediatria,a UTI pediátrica , o ambulatório e a enfermaria encerraram as atividades sem ter data para a retomada.A UTI Neonatal fechou no primeiro momento e já foi reaberta.Pesa sobre este hospital a falta de credibilidade.Apesar de assinar a carteira de trabalho,não recolhia os direitos trabalhistas.
Por baixo temos aí cerca de quarenta vagas de pediatras encerradas com o fechamento destes serviços.Sinceramente,com a falta de credibilidade dos médicos no hospital creio ser difícil o seu pleno retorno à normalidade a não ser que seja assumido por outros gestores.A questão alí é de filosofia de trabalho e de relacionamento.
Outros hospitais passam por processos de transformação preparando-se para possíveis momentos difíceis segundo eles. Também nós devemos nos preparar pois a estrada é longa e pedregosa.

Um comentário:

  1. Esses 2 hospitais eram o que poderíamos chamar de "Crônica de uma Tragédia Anunciada". Não acho que o acontecido tenha a ver com a crise financeira mundial, visto que bem antes eles "já iam mal das pernas".

    ResponderExcluir