quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

EM DEFESA DA CONSULTA PEDIÁTRICA

Em recente assembléia de médicos realizada na sede da Associação Bahiana de Medicina e que foi convocada pelas tres grandes instituições médicas de nosso estado, além da ABM, o SINDIMED e o CREMEB, foram discutidas questões relacionadas à remuneração da consulta médica paga pela chamada Saúde Suplementar ou planos de saúde. Vendo que mais uma vez se discutia valores ínfimos como a oferta de reajuste da consulta pelo Grupo Unidas de R$ 42,00 para R$ 45,00( após várias rodadas de negociações) pedi a palavra e também mais uma vez soltei o verbo. Disse que novamente estávamos ali para discutirmos ofertas de migalhas. Que deveríamos discutir soluções definitivas e não estes reajustes que só fazem humilhar mais ainda a classe médica.
Assim, coloquei a minha proposta de retirar o ítem Consulta médica de toda tabela de honorários. Entendendo a consulta como o momento ímpar da relação médico-paciente, não deve haver intermediários entre eles. É uma relação particular, que só diz respeito aos dois. Não podemos mais admitir a interferencia de intermediários nesta relação.
Saindo a consulta de toda e qualquer Tabela de Honorários inclusive da CBHPM, o profissional médico estabelece o valor que acredita merecer o seu trabalho. Se exorbitante ou não, o paciente regulará esta questão.
Está provado que os pediatras que deixaram de atender por planos de saúde possuem praticamente a mesma clientela, regula o número de atendimentos/dia e possui melhor qualidade de atendimento e de vida, com melhor remuneração.
Estamos avançando na conscientização de pediatras mais tradicionais e dos mais novos no sentido de não atenderem mais por planos de saúde.
Tenho certeza que esta vitória está próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário