quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

UM NOVO PROJETO PARA A PEDIATRIA

Cada vez mais concluo que somente um projeto específico para a Pediatria poderá colocar a nossa especialidade mais atrativa. E nessa atração coloco os estudantes de graduação e os hospitais.
Creio que dentro das iniquidades da saúde no Brasil onde devemos tratar de forma desigual os desiguais, as especialidades eminentemente clínicas devem ter " privilégios " para que se fortaleçam e possam prestar os serviços à população. Não se trata apenas de reserva de mercado e outras baboseiras que sempre surjem quando reivindicam-se melhorias. São idéias que devem ser transformadas em projetos de lei para realavancar a nossa especialidade.
É notório o fechamento de serviços de Pediatria. Alegam os gestores que a especialidade não dá lucro ao contrário, dá prejuízo. Além disso, a nova alegação é que está difícil encontrar pediatras e muitos não desejam mais trabalhar em emergencias e PAs em fins de semana o que acarreta dificuldade de fechamento de escalas . Essa é a conversa. Claro que muitas das dificuldades em encontrar pediatras para trabalhar estão ligadas à precarização das relações trabalhistas . Os colegas não estão dispostos a trabalharem por valores vis e em locais inseguros e sem as mínimas condições técnicas para tal.
Também reconheçamos que muitos serviços de Pediatria, por não gerarem procedimentos de alto custo , dão prejuízos aos gestores ou apenas se pagam. A Pediatria possui uma função social e os serviços devem existir para exercê-la.
Assim, coloco em discussão a proposta de bonificação a hospitais não filantrópicos que possuam serviços de Pediatria. Pode ser na forma de isenção fiscal ou outras maneiras. Sugiro à Sociedade Brasileira de Pediatria que discutamos entre os colegas e associações de hospitais e estude junto à sua base parlamentar esta possibilidade .
Devemos estudar novas veredas para a Pediatria . Vamos em frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário