segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

MOTIVOS NÃO FALTAM PARA O DESCREDENCIAMENTO

O colega pediatra Dr. Paulo Roberto Barroso escreveu um verdadeiro libelo a favor da autonomia do medico em relação aos planos de saúde. Leia abaixo, na íntegra.



7 BONS MOTIVOS PARA DESCREDENCIAR O SEU CONSULTÓRIO DE TODOS OS CONVÊNIOS


Dr Paulo Roberto T. Barroso



Você vai poder determinar quanto vale o seu trabalho. Se ele é realizado com a mesma dedicação, empenho e profissionalismo indistintamente com todos os seus pacientes, por que aceitar que sua a sua remuneração pela consulta médica varie de seguradora para seguradora?


Você receberá pelo seu trabalho no momento em que ele é realizado. Seguindo a máxima de que “a despesa não espera a receita”, e utilizando o raciocínio de que o seu paciente gera para o seu consultório despesas (telefonema para confirmar previamente a consulta, aluguel da sala, condomínio da sala, IPTU, TFF, luz elétrica, ar condicionado, assinatura das revistas da recepção, material de limpeza, material de escritório, desgaste do mobiliário, fora, é claro, o custo trabalhista da sua secretária) antes de gerar a receita, por que somente receber pela sua consulta após 30, 60 e até 90 dias?

Você com certeza receberá pelo seu trabalho. Por que ter as despesas citadas acima, realizar o seu trabalho dignamente, e correr o risco de receber uma bela glosa por não ter colocado o CID corretamente no espaço reservado ao mesmo no canto inferior esquerdo do impresso da fatura?

Você determinará se uma visita ao seu consultório é uma revisão ou uma nova consulta. Por que não receber nada pelo seu trabalho se a visita anterior do paciente, há 25 dias, tinha como queixa uma IVAS, e a de hoje é um quadro diarréico?

Você saberá exatamente quanto o seu consultório rendeu todos os meses. Por que fazer malabarismos matemáticos, levando em conta inúmeras variáveis (valor de consulta, prazo de pagamento, pro-rata de cooperativa, risco de glosa de cada convênio), quando eu posso saber no último dia do mês exatamente quanto rendeu o meu trabalho?

Você terá finalmente uma recepcionista no seu consultório. Por que dividir a atenção de sua secretária com um sem-número de impressos, pedidos de autorização, faturas, quando você pode poupá-la para a mais nobre das funções: receber bem os seus pacientes?

Você poderá atender melhor aos seus pacientes. Por que atender de olho no relógio para poder dar conta das 12 a 15 consultas por turno necessárias para conseguir fazer o seu consultório rentável, se você pode atender com calma 5 a 6 pacientes, extraindo o melhor da sua medicina, com o mesmo resultado?


Você com certeza já deve ter pensado nos argumentos acima. Já deve ter pensado em como seria simplificar a administração do seu consultório, ter a certeza do seu recebimento no momento da consulta, poder exercer a pediatria de maneira mais calma, sem o corre-corre em que fomos forçados nos últimos anos a acreditar ser inevitável. Ter mais tempo para você, para a sua família. Poder reduzir a carga horária dos seus plantões de Pronto Socorro.
Isto é possível, sim. E esta é a hora.
Chegamos, todos nós pediatras, a um limite em que não podemos mais exercer a nossa medicina com a qualidade que as nossas crianças merecem. A corda está esticada até o limite, não há mais espaço sem que haja uma ruptura.
Colegas pediatras, em todo o nosso estado e no resto do Brasil, estão fechando os seus consultórios, pela simples constatação de que, nos moldes atuais, ele é inviável financeiramente.
A procura pela residência médica em pediatria continua baixa.
Os residentes, ao final do 2º ano, estão procurando mais as especialidades, preferencialmente neonatologia e terapia intensiva, pois existem vagas e boa remuneração para essas áreas devido à carência destes profissionais na rede pública.
Em pouco tempo, haverá um verdadeiro “desabastecimento” de consultórios de pediatria.
Diferentemente de outras especialidades médicas, as nossas consultas são mais demoradas. Os retornos são mais freqüentes. Não fazemos procedimentos cirúrgicos ou exames de imagem (historicamente melhor remunerados) para compensar os baixos valores pagos pelas operadoras pelas consultas.
Chegou o momento de corrigirmos todas estas distorções. Participe do nosso movimento: DESCREDENCIAMENTO TOTAL DOS PLANOS DE SAÚDE PARA CONSULTAS MÉDICAS ELETIVAS.
Converse com colegas que já se descredenciaram. Ouça as suas opiniões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário