sexta-feira, 10 de abril de 2009

PCCV.Foi bom prá voce?

Após vários anos de isolamento e antagonismo,os servidores do estado em particular do setor saúde,através de seus representantes foram recebidos por secretários de estado e governador da Bahia.
Reuniões e diálogos mantidos na chamada mesa central de negociações ocorreram à exaustão.
Em pauta o PCCV, objeto de desejo de sindicatos e servidores.O sonho:enfim a correção histórica dos salários do depauperado funcionalismo público.
A demanda reprimida por quase 20 anos de indiferença em relação aos trabalhadores do estado da Bahia é grande.O acúmulo de perdas neste período é enorme.A missão de atualizar estes valores,espinhosa.Porém,o quadro é crítico e a resolução deveria ser urgente.
A expectativa criada em torno das negociações para a confecção de um PCCV que atendesse aos mínimos anseios da categoria foi se tornando frustração à medida que as assembléias realizadas pelo Sindimed não traziam notícias concretas da Sesab.
Em momento histórico,o próprio secretário da saúde,Dr.Jorge Solla, compareceu a uma delas contudo sem definições concretas.
Com a publicação e aprovação pela Assembléia Legislativa criou-se nova expectativa para que se desenrolasse a lei e alguém explicasse quanto seria o valor salarial dos funcionários.
O resultado é , até agora, frustrante.Ganho pouco para uns e até redução para outros,o funcionalismo estatutário aguarda a definição da GID(nova gratificação) para encaminhamento da questão.
Apesar da louvável democratização do processo de negociação,o funcionalismo continua a ser tratado como servidor.
O PCCV nos dá perspectivas,não é a solução de todos os problemas e nem é apenas aumento de salário.É reestruturação de carreiras.Contudo, o presente é importante pois o futuro depende muito de como se trata o presente.
As distorções salariais continuam.
As entidades médicas devem manter acesa a chama da luta por melhores condições de salários dos estatutários.Não é possível que tenhamos colegas sem concurso público,em REDAs ou contratos com fundações que estão ganhando o dobro e trabalhando no mesmo local.
Quem desejar saber sobre a reestruturação das carreiras do estado da Bahia,acessar:
www.portaldoservidor.ba.gov.br
Clicar em:
Guia da reestruturação de carreiras

Um comentário:

  1. O PCCV deveria contemplar um aumento real do salário base e não um aumento de gratificação. Enganam-se aqueles que num primeiro momento acham que houve um ganho real pois, quando chegar a aposentadoria, as gratificações agora unificadas na GID sofrerão queda substancial senão total!

    Hans Greve

    ResponderExcluir